O marketing na advocacia é um tema que tem ganhado cada vez mais relevância, visto que a competição no mercado jurídico é crescente. Neste artigo, vamos abordar algumas estratégias para ajudá-lo a se destacar como advogado, sempre respeitando as diretrizes éticas da profissão.
Com base em toda a minha experiência como publicitário, tendo também atuado na advocacia e pesquisado sobre marketing e publicidade na advocacia, vamos conhecer 08 dias que trouxe sobre o assunto para que você potencialize ainda mais a sua divulgação.
Não se esqueça de dar uma olhada no nosso ebook gratuito onde exploro melhor essas 08 dicas e, também, na FAQ (perguntas e respostas) sobre a regulamentação ética do marketing jurídico.
Antes de se divulgar, faça o seguinte
Antes de sair divulgando seu trabalho por aí, é fundamental ter alguns detalhes bem definidos. Afinal, a primeira impressão é a que fica, e você quer que ela seja o mais positiva e profissional possível. Então, antes de mergulhar no mundo do marketing e da divulgação, é hora de fazer um bom planejamento.
Defina sua identidade visual (incluindo o logotipo), segmentação de atuação, público-alvo e os objetivos que deseja alcançar com a divulgação. Essa etapa de preparação vai garantir que suas ações de marketing sejam mais assertivas e eficientes, evitando desperdício de tempo e recursos. Então, mãos à obra e boa sorte nessa jornada!
Faça o seu planejamento
O planejamento estratégico é crucial para uma carreira jurídica bem-sucedida, assim como em outras áreas da vida, como cozinhar ou viajar. Identificar oportunidades, enfrentar adversidades e se preparar para os desafios da advocacia é mais fácil com um plano bem definido, incluindo objetivos de longo prazo e equilíbrio entre vida profissional e pessoal.
Definir pontos-chave e público-alvo são etapas fundamentais para uma comunicação e estratégias de marketing eficientes na advocacia. Conhecer e compreender as necessidades e características do público permitirá a criação de conteúdo relevante e personalizado, aumentando as chances de atrair potenciais clientes e alcançar sucesso na carreira. Portanto, planeje com cuidado e alcance seus objetivos!
Segmente sua atuação
No início da advocacia, muitos profissionais temem segmentar sua atuação, optando por ser generalistas. Ser generalista não é um problema, pois muitos advogados alcançam estabilidade profissional atuando em diversas áreas. No entanto, a segmentação traz benefícios, como comunicação mais eficiente, otimização dos estudos e construção de uma reputação sólida no mercado.
A escolha de segmentar ou não a atuação é pessoal e deve ser baseada nos objetivos e preferências de cada um. O importante é encontrar o equilíbrio entre a quantidade de áreas em que se atua e o nível de especialização desejado. Independentemente da escolha, compromisso com a excelência e atualização constante na área de atuação são fundamentais para o sucesso profissional.
Marca e identidade visual
Antes de começar a se divulgar, algumas coisas precisam ser definidas, como a identidade visual de sua marca e o posicionamento que deseja ter no mercado. Invista em um logotipo profissional, pois ele representa a sua imagem como advogado. Lembre-se de que, em muitos casos, o logotipo é o primeiro contato que as pessoas têm com você. Portanto, é fundamental que ele transmita uma imagem de profissionalismo e credibilidade. Escolha também uma paleta de cores e tipografia consistentes, que estejam alinhadas à imagem que deseja projetar.
Gravando vídeos e se adaptando ao audiovisual
O futuro (e o presente) é audiovisual. Não tenha medo de gravar vídeos e compartilhá-los nas redes sociais, mesmo que não se sinta à vontade no início. A prática leva à perfeição e o conteúdo em vídeo é uma das formas mais eficientes de divulgação atualmente. Vídeos educativos, informativos e até mesmo um pouco descontraídos podem ajudar a construir uma relação com seus seguidores e futuros clientes. Além disso, o vídeo é uma forma de humanizar a sua marca, permitindo que os clientes em potencial se conectem com você de maneira mais pessoal.
Ter um site com blog
Ter um site com um blog é uma excelente maneira de construir sua presença online e atrair clientes por meio do conteúdo. Utilize o Google ADS para impulsionar seu alcance, mas também invista na produção de conteúdo de qualidade em seu blog para melhorar sua posição nos resultados de busca orgânica do Google e do Bing. Além disso, um blog é uma ótima plataforma para mostrar sua expertise em sua área de atuação, conquistando a confiança de possíveis clientes e gerando interesse no seu trabalho.
Escrevendo artigos de opinião
Escrever artigos de opinião e publicá-los em revistas não científicas, como a Capital Jurídico, ou em sites como o Jusbrasil é uma excelente maneira de construir sua credibilidade como advogado atuante em sua área e gerar interesse no público por você. Aborde temas relevantes e atuais, e não tenha medo de compartilhar sua perspectiva e opiniões. Isso pode contribuir para um debate saudável e estimulante, além de ajudá-lo a se posicionar como uma referência no assunto.
Respeitando as diretrizes éticas da advocacia
Não se esqueça de respeitar as diretrizes éticas da advocacia ao planejar e executar suas estratégias de marketing e publicidade. Consulte o Provimento número 205 do Conselho Federal da OAB, o Código de Ética e Disciplina da OAB, a FAQ Publicidade na Advocacia da Capital Jurídico e certos trechos do Estatuto da Advocacia. Seguir essas normas garantirá que sua divulgação esteja em conformidade com as exigências da profissão e evitará possíveis infrações ético-disciplinares.
Concluindo, o marketing na advocacia vai além do que mencionamos neste artigo. O ideal é sempre aprofundar seus conhecimentos, estudar novas estratégias e acompanhar as mudanças do mercado e da legislação. Assim, você estará sempre atualizado e pronto para enfrentar a crescente competitividade no mercado jurídico. Lembre-se de que cada profissional é único, e o que funciona para um advogado pode não ser a melhor opção para outro. Portanto, teste diferentes abordagens e encontre o que melhor funciona para você e seu público-alvo.
Estou à disposição para ajudá-lo nessa jornada. Sinta-se à vontade para entrar em contato através dos seguintes meios:
E-mail: leonardovasconcelosprof@gmail.com
Instagram: @leofvasconcelos
Boa sorte na sua trajetória e sucesso na advocacia!
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